Home

O Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, inaugurado no dia 04 de março de 2013, tem como objetivo dar a conhecer outras perspetivas e visões do Vale Glaciar do Zêzere e as potencialidades turísticas do Concelho de Manteigas.

Um equipamento único na região e que funcionará como excelente meio de captação de visitantes e de divulgação do território.

A principal atrac­ção do Centro Interpretativo é um simulador que recria uma viagem de balão/dirigível ao longo do Vale Glaciar do Zêzere. Um passeio onde o visitante se deslocará virtualmente sobre a área, patri­mónio natural, com uma extensão de 13 quilómetros, com pontuais recuos no tempo, saltos de milhares de anos, para, com o recurso a representações 3D, me­lhor se compreender o fenómeno da glaciação.

O Centro Interpretativo conta ainda com duas «janelas» para Manteigas (presente e passado), qua­dros interativos sobre a fauna e flora predominantes no Vale, um módulo sobre os percursos pedestres e a narração de uma história relacionada com a atividade florestal (antiga Casa do Guarda Florestal) num cená­rio criado em torno da lareira existente no edifício.

Testemunhos

«Que excelente experiência. A reutilização da Casa dos Guardas Florestais, que alberga hoje o Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, é algo que se deve felicitar e divulgar.
Com um projeto arquitetónico que alia a tradição do Vale do Zêzere a um edifício funcional com elementos multimédia que permitem uma vasta autonomia na análise dos conteúdos existentes, foram diversos os elementos que nos permitiram usufruir uma fantástica experiência: a viagem de dirigível ao longo do Vale Glaciar do Zêzere, a apresentação da história da Casa dos Guardas Florestais ao abrigo da lareira, as janelas do passado e do presente de Manteigas, com informação útil sobre os pontos a visitar, bem como a fauna, a flora e os passeios pedestres a realizar no Vale.
Para além de todas as animações multimédia, que não ficam a dever nada a centros homólogos, nacionais ou internacionais, destacávamos também a simpatia, tranquilidade e diligência colocada na receção e acompanhamento dos visitantes, e que tão bem retrata o acolhimento típico das Beiras.
As maiores felicidades para este empreendimento. Que seja fonte de informação e diversão para todos os que visitem Manteigas.»
Família Alexandre | 18 de dezembro de 2014

«Muitos parabéns, adorei conhecer a vossa terra, é muito bonita e muito interessante. Espero que quando cá voltar haja mais iniciativas destas para dar a conhecer a beleza do nosso Portugal.»
Maria João Andrade | 3 de setembro de 2013

«Gostámos imenso, Manteigas é uma vila linda… E o Vale Glaciar é deslumbrante… Adorámos. Obrigada.»
4 Loureiros | 1 de setembro de 2013


«A visita ultrapassou as nossas expetativas. Gostámos e vamos divulgar.»
Milú, Nelo, Catarina e Carlos | 17 de agosto de 2013

CIVGLAZ na imprensa

Expresso - Escape
Segredos de Portugal: Voar sobre o Vale Glaciar do Zêzere

Câmara Municipal de Manteigas 2013